O TESC, em parceria com o SINPOSF e a autoridade portuária, SCPar Porto de São Francisco do Sul promoveram na última semana uma importante campanha com estudos de simulações de manobras de navios no Tanque de Provas Numérico da Universidade de São Paulo (TPN-USP). O objetivo desse estudo foi analisar a viabilidade técnica dos projetos de expansão do complexo portuário de São Francisco do Sul.
O estudo incluiu a análise de segurança das manobras para:
▪️Ampliação do píer do TESC em 66 metros, totalizando 450 metros de linha acostável interna e, 330 metros de externa;
▪️Ampliação do Berço 101 do Porto Público em 3 cenários, reabilitação o Berço 103 para disponibilização de 3 berços efetivos;
▪️Implantação do futuro Berço 401 do Porto Público;
▪️Análise do aumento do calado máximo recomendado para o complexo portuário de São Francisco do Sul.
As simulações de manobras de navios, consistentemente utilizadas pelo TESC, têm gerado ganhos operacionais significativos e consolidando tecnicamente nossos projetos ao longo dos últimos 4 anos.
Além de representantes do TESC e SCPar, participaram presencialmente a Autoridade Marítima, representada pela Delegacia da Capitania dos Portos de São Francisco do Sul, a Capitania dos Portos de Santa Catarina e a Diretoria de Portos e Costas, a Praticagem de São Francisco do Sul, as empresas de rebocadores que operam no porto (Switzer, Wilson Sons e SAAM), além dos operadores portuários de São Francisco do Sul, representando o SINPOSF.
#engenhariaportuaria
#terminalportuario
#TBT