A Campanha Novembro Azul teve início em 2003, na Austrália, e desde então tornou-se um movimento global com o propósito de destacar a importância na prevenção e no diagnóstico precoce de doenças que afetam os homens.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer - INCA, o câncer de próstata é a segunda doença que mais mata a população masculina. Portanto, é fundamental nos dedicarmos na conscientização e cuidados diários com a saúde do homem.
Dados recentes do INCA registram que no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata e alguns casos poderiam ter sido evitados, se houvesse prevenção. A precaução deve acontecer muito antes da doença aparecer, por isso um estilo de vida saudável também é um grande aliado para uma melhor qualidade de vida, visando a longevidade, com tranquilidade.
Outro ponto destacado como relevante pela Agência Brasil, é o comportamento diferenciado com a saúde entre homens e mulheres, elas vão às consultas 18 vezes mais do que eles, dados do Sistema Único de Saúde (SUS).
O TESC abraça esta importante causa, junto de seus colaboradores, e ao longo do mês iremos compartilhar aqui nas redes alguns conteúdos pertinentes à saúde do homem.