No último dia 5, o TESC juntamente com a SCPar e a ArcelorMittal, participou de um dos painéis do Seminário “Impacto 5G São Francisco do Sul”, evento realizado pela ACISFS, ACATE e Prefeitura Municipal.
Nosso Diretor Administrativo e Financeiro, Fabio Mota, durante sua fala, ratificou como a internet 5G poderá melhorar as operações no Terminal Portuário e pontuou que já aplicam recursos de inteligência artificial em alguns processos de controle operacional e de segurança.
Mota enfatizou que em uma rede 5G haverá ganho significativo de conectividade, velocidade e confiabilidade no controle e operação de equipamentos e dispositivos, potencializando automações e uma comunicação segura entre máquinas.
Essa tecnologia possibilitará a implementação de novos recursos e, para maior agilidade, inicialmente, poderá ser através da criação de uma rede 5G privada, o Diretor disse que o time está atento e estudando essa alternativa.
Sinalizou ainda algumas aplicações de novas tecnologias que auxiliam na transformação digital do Terminal, como o uso de telemetria avançada, integração dos processos e informações na área de segurança de acesso e trânsito interno, na operação de máquinas, na identificação e contagem de pessoas e mercadorias, dentre outras.
Mota finalizou dizendo que o TESC incentiva a inovação e tem trabalhado para otimizar, viabilizar e implementar melhorias de forma continuada. E reconhece que a atual percepção do impacto que o 5G promoverá é apenas um mero vislumbre de suas possibilidades mais imediatas.