SETEMBRO AMARELO

Qui, 10 de setembro de 2020

Você conhece a origem do Setembro Amarelo?

O Setembro Amarelo começou nos EUA, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio, em 1994. Mike era um rapaz muito habilidoso e restaurou um automóvel Mustang 68, pintando-o de amarelo. Por conta disso, ficou conhecido como "Mustang Mike". Seus pais e amigos não perceberam que o jovem tinha sérios problemas psicológicos e não conseguiram evitar sua morte.
No dia do velório, foi feita uma cesta com muitos cartões decorados com fitas amarelas. Dentro deles tinha a mensagem "Se você precisar, peça ajuda." A iniciativa foi o estopim para um movimento importante de prevenção ao suicídio, pois os cartões chegaram realmente às mãos de pessoas que precisavam de apoio. Em consequência dessa triste história, foi escolhido como símbolo da luta contra o suicídio, o laço amarelo.
O Setembro Amarelo no Brasil é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria.

A cor amarela também sinaliza um alerta. A Campanha Setembro Amarelo aborda o suicídio focando nas causas e formas de ajudar pessoas que estão vivendo momentos depressivos com tendências suicidas.

Segundo dados da OMS, mais de 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano em todo o mundo, o que equivale a uma morte a cada 40 segundos, sendo que a cada três segundos uma pessoa atenta contra a própria vida. A assistência prestada a pessoas que tentaram o suicídio e também os sinais de alerta dados por quem pode seguir este caminho são uma estratégia fundamental na prevenção da vida.

A melhor forma de prevenir o suicídio é falar sobre. FALE. ESCUTE. VALORIZE.
#JUNTOSPELAVIDA


Galeria de Fotos: